O curso sobre memória foi baseado no conceito do que é a memória, para que serve, quais os circuitos cerebrais que estão envolvidos bem como os tipos de processos necessários para a sua formação e quais interferem na sua consolidação.


A memória é um construto avaliado em vários contextos da psicologia por ser um domínio cognitivo de grande relevância na funcionalidade do indivíduo. O teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) é um dos instrumentos mais utilizados internacionalmente, na avaliação de memória verbal episódica. Ele foi desenvolvido por Rey em 1964 e a adaptação transcultural para o Brasil foi realizada e publicada por Malloy-Diniz e Paula em 2018. O teste avalia diferentes etapas da memória, sendo o instrumento mais abrangente para avaliar esse construto, que temos para a população brasileira. Ele é um instrumento clássico para a avaliação neuropsicológica, mas pode ser utilizado em vários contextos de avaliação. Este curso se destina a profissionais que nunca tiveram contato com o teste ou aqueles que pretendem realizar uma atualização e revisão de seu conteúdo. As aulas abordam aspectos teóricos que subsidiam o teste, sua aplicação, correção e interpretação. Os  tópicos são apresentados de forma breve, mas ilustrativa e com o objetivo de permitir que o profissional possa utilizar e analisar o teste corretamente.

O Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R) avalia a capacidade de identificar qualquer tipo de estímulo ou situação já visualizado ou vivido anteriormente. O teste oferece figuras e palavras para memorizar, e o avaliado deve posteriormente assinalar os estímulos lembrados. O Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R) avalia a capacidade de identificar qualquer tipo de estímulo ou situação já visualizado ou vivido anteriormente. O teste oferece figuras e palavras para memorizar, e o avaliado deve posteriormente assinalar os estímulos lembrados.

O teste é composto por 1 cartão estímulo contendo itens diversos, os quais o sujeito deve observar e memorizar. Após o período de memorização, o sujeito deve descrever os itens que lembrar, dentro do tempo limite. A correção é realizada pelo total de acertos, avaliação quantitativa e qualitativa. 

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.